Com apoio do Ministério do Esporte, a cidade de Curitiba, no Paraná, recebeu, entre 26 e 30 de março, a segunda edição da Copa do Mundo de Jovens de Bocha. O secretário nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte, Fabio Araujo, esteve presente na disputa final da competição no domingo (30). O evento recebeu investimento de R$ 200 mil do MEsp.
A primeira edição da Copa foi realizada na cidade de Póvoa do Varzim, em Portugal, quando a Seleção Brasileira de Jovens de Bocha conquistou nove medalhas: três de ouro, cinco pratas e um bronze. Nesta segunda edição, 13 brasileiros foram convocados, sendo sete deles beneficiados pelo Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Os brasileiros disputam com as seleções de cinco países, Portugal, Canadá, Eslováquia, Singapura e Costa Rica.
Entre os convocados para a Copa do Mundo de Bocha, está a paraibana Laissa Guerreira, campeã da classe BC4 (para atletas que têm deficiências severas, mas que não recebem assistência) na última edição do campeonato e que participou dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Também vão disputar o mundial o potiguar Iuri Tauan (BC2), medalhista de ouro por equipes BC1BC2 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, e o paulista Gabriel Serafim, da classe BC3 (jogam com auxílio de canaleta e calheiro), ambos são beneficiários do Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.
“Esse cenário é essencial para fortalecer a autoestima, aprimorar o desempenho esportivo e inspirar novas gerações de atletas paralímpicos, além de reforçar o compromisso do Ministério do Esporte com o desenvolvimento dos atletas brasileiros e com a consolidação do Brasil como referência global no paradesporto”, afirmou o secretário nacional de Paradesporto, Fabio Araujo.
O secretário ressaltou, ainda, que trazer um evento desse porte para o país não só amplia a visibilidade da modalidade, como também proporciona aos jovens talentos uma oportunidade única de competir em casa, cercados pelo incentivo de familiares, amigos e da torcida brasileira.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte