Pecuaristas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul participaram de um curso promovido pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Com a presença de aproximadamente 25 produtores, a iniciativa contribuiu para a disseminação do programa na região Sul.
O treinamento foi conduzido pelo supervisor do PMGZ na região Sul, Eric Costa, e pelo técnico de registro da ABCZ, Marcello Cembranelli. A demanda pelo curso surgiu após interações com os criadores, que demonstraram interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o programa de melhoramento genético da entidade.
“Estivemos em contato com os criadores da região em novembro do ano passado e percebemos um grande interesse pelo PMGZ. Agora, com o curso realizado, é gratificante ver o empenho desses pecuaristas em compreender o programa e buscar soluções para seus rebanhos junto à ABCZ. Nosso objetivo é ampliar a adesão ao PMGZ nos dois estados e aumentar o número de rebanhos colaboradores do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT)”, destaca Carla Martins, analista técnica de fomento da ABCZ.
Conteúdo técnico do curso
Durante a capacitação, realizada de forma on-line, foram abordados temas fundamentais para a aplicação do PMGZ nas propriedades rurais.
“Apresentamos todas as funcionalidades do Sistema Integrado de Avaliação Genética (SIAG), os acasalamentos dirigidos, as tendências genéticas, as ferramentas de descarte e seleção de matrizes. Enfatizamos também a importância da medição correta das informações e demonstramos os relatórios intrarrebanho, que são ferramentas essenciais para auxiliar na seleção dos animais”, explica Eric Costa.
Marcello Cembranelli ressalta que o curso representa um marco importante para a expansão do PMGZ na região Sul.
“Há cinco anos, a presença técnica da ABCZ na região Sul era bastante limitada. Inicialmente, focamos no restabelecimento do registro genealógico de forma mais estruturada e, agora, promovemos esse primeiro curso com o objetivo de incentivar os criadores locais a integrarem o PMGZ. A participação ativa dos pecuaristas nos mostra que iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer a presença do Zebu no Sul do Brasil”, conclui o técnico de registro.
Com essa iniciativa, a ABCZ reforça seu compromisso com o aprimoramento genético das raças zebuínas e com o desenvolvimento da pecuária nacional, promovendo maior eficiência produtiva e competitividade aos criadores da região Sul.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio