Ao longo de quase 100 dias de gestão foram realizadas reuniões pedagógicas e de alinhamento para a preparação das ações que ocorrerão ao longo do ano letivo e agora em abril, tudo está sendo posto em prática
A partir da próxima semana, uma equipe da subsecretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer dará início a uma série de visitas nas escolas da rede municipal. As visitas irão ocorrer no período matutino e as unidades escolares serão visitadas por região.
De acordo com o subsecretário e coordenador da ação, professor Jalme de Figueiredo Júnior, após a realização do planejamento escolar no início do ano, agora é o momento de acompanhar o desenvolvimento do início das ações planejadas. “A ideia é fazer uma ‘radiografia completa’, acompanhar os projetos pedagógicos, de infraestrutura, os processos administrativos, quantitativo de servidores, a alimentação escolar, o tempo de resolução das demandas por parte da Secretaria, entre outros” explicou.
Jalme pontou que ao longo desses 100 primeiros dias de gestão Flávia-Tião foram realizadas reuniões pedagógicas e de alinhamento para a preparação das ações que ocorrerão ao longo do ano letivo e agora em abril, tudo está sendo posto em prática.
Figueiredo destacou ainda que a linha de trabalho adotada pelo secretário da pasta, Pe. Edson Sestari, durante a realização da Semana Pedagógica é a de promover o princípio do ‘diálogo sem reservas’ que prioriza a conversa com os servidores, a observação da rotina escolar, para entender demandas e garantir uma resposta rápida e efetiva para os gestores escolares.
“Queremos com este trabalho criar espaços permanentes de diálogo nas unidades escolares. A educação é um processo formativo, não existe fórmula pronta para o resultado. O processo tem que ser construído a partir do diálogo com aqueles profissionais que estão na ponta desenvolvendo os trabalhos”, ressaltou o subsecretário.
Para ele, as visitas qualitativas serão uma primeira aproximação institucional para garantir esse diálogo. Segundo Jalme Jr. as escolas já estão recebendo também visitas dos profissionais da Superintendência Pedagógica, dos professores formadores, das equipes da Legislação e Normas, visando o alinhamento técnico das escolas com a Secretaria.
As visitas qualitativas se iniciam pelas escolas que fazem parte da região norte e irão acontecer em todas as unidades escolares da rede municipal de Várzea Grande.