
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) já auxiliou cerca de 2.500 pessoas surdas, em atendimentos presenciais e virtuais, desde o ano de 2020, quando o serviço iniciou na Autarquia.
O atendimento é realizado pelo intérprete de Libras do Detran, Mauricio Tadeu Pacheco, que auxilia o cidadão surdo durante a prova teórica, prova prática, em suporte na realização de serviços de veículos e habilitação no atendimento ao público (quando solicitado), além de auxílio aos cidadãos surdos no interior do Estado, com atendimento por videochamada.
“Além do suporte nos serviços, também oriento a comunidade surda com informações de procedimentos de veículos e habilitação até mesmo para que não caiam em golpes”, contou o intérprete de Libras, Mauricio Tadeu.
Em razão das dificuldades enfrentadas pelas pessoas surdas no momento da realização da prova teórica, o Detran-MT também adequou o exame para o formato em Libras, buscando garantir o acesso à comunidade surda na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A prova contém 30 questões e quatro alternativas, sendo que cada alternativa tem um vídeo traduzido para Libras, para facilitar o entendimento dos candidatos surdos.
As ações desenvolvidas pelo Detran-MT na atual gestão ampliam o alcance dos serviços e garantem mais equidade no processo de habilitação, incluindo: agendamento personalizado para exames teórico e prático, exame teórico traduzido para Língua Brasileira de Sinais (Libras), ampliação do tempo de prova aos candidatos surdos, conforme a Resolução Contran n.º 789/2020, acompanhamento por intérprete de Libras no exame prático de direção veicular, aprimoramento do banco de questões do exame teórico em Libras e visitas técnicas aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) para supervisão e orientação acerca das abordagens, estratégias e metodologias inclusivas.
Segundo o coordenador de Formação de Condutores do Detran-MT, Guilherme Rangel, o impacto dessas iniciativas reflete diretamente na aprovação dos candidatos surdos.
De janeiro de 2024 até o mês de fevereiro deste ano, 67 pessoas surdas realizaram a prova teórica e prática no Detran-MT, com aprovação de 60% dos candidatos surdos no exame teórico e 50% obtiveram êxito no exame prático de direção veicular.
O auxiliar administrativo Rafael Santos Ferreira, de 25 anos, mora em Campo Novo dos Parecis e é um dos surdos que obteve a CNH recentemente, após ser aprovado em todas as etapas da formação de condutores do Detran.
“Foi ótimo o auxílio que recebi do intérprete de Libras do Detran tanto no exame teórico, com a tradução da prova em vídeos, que me possibilitou a clara compreensão das questões, bem como no exame prático de carro. Na prova prática, o intérprete me acompanhou como examinador, me instruindo em Libras durante o exame. Com esse atendimento exclusivo o Detran me proporcionou acessibilidade para conquistar a minha CNH”, disse.
O coordenador de Formação de Condutores do Detran-MT, Guilherme Rangel, reforça que, ao subsidiar um processo de formação mais acessível, com abordagens e metodologias inclusivas, o Detran-MT assegura oportunidades de aprendizagem e diminui as barreiras que dificultam o acesso da comunidade surda à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), promovendo a equidade no trânsito.
O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, ressaltou que a acessibilidade e a inclusão são pilares fundamentais na atual gestão, como forma de garantir que todos os cidadãos tenham igualdade de oportunidades no acesso aos serviços do Detran-MT.
Atendimento exclusivo
Para ter o atendimento exclusivo, os surdos podem entrar em contato com o Detran-MT através do número de whattsapp: (65) 9 9940-7809. O atendimento será feito de forma exclusiva, pelo intérprete de Libras do Detran-MT. O horário de funcionamento do canal é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para realizar serviços presenciais nas unidades do Detran, o cidadão surdo pode agendar o atendimento exclusivo através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br), pelo link CLIQUE AQUI e preencher todo o formulário. No final do campo de agendamento será ofertado os dias e horários disponíveis para atendimento.
Fonte: Governo MT – MT