Mercado registra aumento nos preços
O mercado do caroço de algodão em Mato Grosso apresentou valorização de 2,15% na última semana, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (21) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A cotação média da tonelada chegou a R$ 1.434,40, refletindo um cenário de oferta reduzida e alta procura pelo insumo.
Preços mais que dobram em um ano
Ainda de acordo com a análise, os preços atuais representam uma alta de 113,48% em comparação ao mesmo período de 2024. Esse expressivo avanço anual evidencia o impacto da escassez de produto no mercado disponível.
Escassez estimula valorização
O Imea explica que muitos vendedores já comercializaram totalmente seus estoques, o que permite aos produtores que ainda possuem volumes armazenados negociar a preços mais elevados. “A limitação da oferta tem sido um dos principais fatores por trás da valorização observada”, destaca o instituto.
Demanda aquecida pressiona o mercado
A urgência por parte de compradores também influencia o comportamento dos preços. A análise indica que empresas com maior necessidade de adquirir o insumo estão dispostas a pagar mais, contribuindo para o avanço das cotações.
Negociações antecipadas ganham força
O relatório semanal aponta ainda um aumento nas negociações por meio de contratos futuros. A comercialização antecipada do caroço de algodão referente à safra 2024/25 atingiu 44,96% do volume total até março, superando em 8,49 pontos percentuais a média dos últimos cinco anos para o período.
Segundo o Imea, essa estratégia tem sido adotada pelos produtores como forma de garantir preços atrativos em meio ao cenário de incerteza quanto à disponibilidade futura do produto.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio