A partir dessa segunda-feira e até o dia 25 de abril, sexta-feira, escolas públicas de todo o Brasil vão se mobilizar para atualizar a caderneta de vacinação dos alunos de até 15 anos.
A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação.
A meta é vacinar 90% dos estudantes.
No lançamento da campanha, na semana passada, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a iniciativa facilita a vida para os pais, que, muitas vezes, por causa de trabalho, não conseguem levar o filho para receber a vacina no horário de funcionamento das unidade básica de saúde.
A ideia é aplicar vacinas importantes como a da febre amarela, tríplice viral, DTP, meningite ACWY e HPV, sempre com autorização dos pais ou dos responsáveis.
Se as equipes de saúde identificarem que uma criança da escola precisa ser vacinada, mas não tem o termo de consentimento dos responsáveis ou a caderneta de vacinação não foi enviada, os profissionais de saúde entrarão em contato com a família para explicar a necessidade de vacinar a criança.
Cerca de 80% das escolas públicas brasileiras fazem parte do Programa Saúde na Escola, que tem a adesão de 5.544 municípios do país.
A estimativa é de quase 28 milhões de estudantes atendidos sejam atendidos nessas duas semanas de mobilização nacional do projeto.