A Expedição Silvicultura, uma ação inédita no Brasil, tem como objetivo mapear a produtividade das florestas cultivadas no país, oferecendo um levantamento detalhado e sem precedentes sobre a atividade florestal nacional. A expedição, que ocorrerá entre os meses de junho e agosto de 2025, terá a participação de especialistas que percorrerão mais de 40 mil quilômetros em 16 estados brasileiros, visitando as principais regiões produtoras e coletando dados em aproximadamente 40 mil pontos de controle.
Ao longo do trajeto, serão realizadas entrevistas com proprietários e gestores de propriedades florestais e coletados dados quantitativos e qualitativos em cerca de mil parcelas amostrais. A ação buscará informações sobre áreas de cultivo de eucalipto e pinus, além de outras espécies regionais de destaque, como teca, acácia-negra e araucária.
As equipes, utilizando uma combinação de métodos tradicionais e tecnologias avançadas, analisarão dados biofísicos das árvores, como diâmetro, altura e sanidade, e investigarão práticas de manejo, como o uso de insumos e tecnologias. Além da produtividade florestal, a expedição também examinará as tendências de investimento, os custos de produção, e as percepções e expectativas dos produtores. A pesquisa avaliará ainda as práticas socioambientais adotadas nas diferentes regiões e os impactos das mudanças climáticas sobre a produção florestal.
Segundo Fabio Gonçalves, Cofundador e CEO da Canopy Remote Sensing Solutions, organizadora da expedição, “a produtividade florestal é um indicador estratégico para o setor, pois influencia diretamente a previsibilidade do abastecimento de madeira e serve como base para decisões de médio e longo prazo no setor florestal.”
A Embrapa Florestas fornecerá apoio técnico no planejamento da coleta de dados, análise das informações e produção do relatório técnico final, com especial atenção ao sensoriamento remoto, mensuração e manejo florestal, economia e planejamento florestal, proteção florestal, fertilidade e manejo de solos e melhoramento florestal. Edina Moresco, Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Florestas, ressalta que “estes dados são fundamentais para o setor florestal brasileiro e também podem apoiar novas iniciativas de pesquisa e inovação.”
Além das atividades de campo, a expedição incluirá nove eventos presenciais em locais estratégicos, escolhidos em parceria com associações regionais do setor. Nesses encontros, serão discutidos temas relevantes para a produção florestal, como soluções para aumentar a produtividade com qualidade. O público poderá participar de palestras e debates com renomados especialistas do setor florestal. “Esses encontros são uma excelente oportunidade de atualização, aprendizado e networking para os profissionais da área”, afirma Paulo Cardoso, CEO da Paulo Cardoso Comunicações e do portal Mais Floresta, parceiro na realização da expedição.
A Expedição Silvicultura é uma iniciativa da Canopy Remote Sensing Solutions, em parceria com a Paulo Cardoso Comunicações e Embrapa Florestas, com apoio de instituições e empresas líderes do setor de base florestal.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio