Exportações brasileiras de café registram queda em março
As exportações de café do Brasil recuaram no mês de março, principalmente devido à significativa redução nos embarques da variedade robusta verde. De acordo com dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), analisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o país exportou apenas 138,6 mil sacas de café robusta no mês, o que representa uma queda de 40% em relação a fevereiro. O volume também está muito aquém das 862,5 mil sacas embarcadas no mesmo período do ano anterior.
Redução da oferta interna afeta ritmo das exportações
Segundo os pesquisadores do Cepea, a retração nas exportações, observada desde dezembro de 2024, está diretamente relacionada à menor disponibilidade do grão no mercado interno. A escassez tem limitado o ritmo de embarques, com destaque para o café robusta, cuja produção é concentrada principalmente no Espírito Santo.
Nova safra deve aumentar oferta e reaquecer embarques
A expectativa, no entanto, é de que o cenário se modifique nos próximos meses. A colheita da safra 2025/26 está prestes a começar no Espírito Santo, o maior estado produtor de café robusta no país. Especialistas do Cepea projetam avanço significativo dos trabalhos ao longo de maio, o que tende a elevar a oferta disponível no mercado interno.
Setor aposta em recuperação das exportações no segundo semestre
Com a proximidade da colheita, o setor cafeeiro acompanha com atenção os possíveis efeitos de uma maior disponibilidade de grãos sobre o mercado externo. A expectativa é que o aumento da oferta impulsione as exportações no segundo semestre, especialmente diante da contínua demanda internacional pelo café robusta brasileiro.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio