Hospital São Lucas recebe visita técnica da EPAMACS e avança em ações voltadas à saúde materno-infantil

0
49
Assessoria

O Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde, recebeu nesta semana a visita de uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde, por meio da EPAMACS — Estratégia de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável. A ação fez parte do projeto EPAMACS na Estrada, que está percorrendo diversas unidades hospitalares do estado com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à saúde materno-infantil.

Participaram da visita Rodrigo Carvalho, nutricionista e coordenador dos Centros Estaduais de Referência de Bancos de Leite Humano e do Método Canguru; Katia Rocha, do Escritório Regional de Saúde de Sinop; Marcus Carvalho, representante do Hospital Geral de Cuiabá; e Laura Cristina, coordenadora do Hospital Beneficente Santa Helena. A equipe foi recebida pela gerente assistencial do Hospital São Lucas, Adriane Welter e pela diretora executiva, Gabriela Refatti que conduziram os profissionais pelas instalações e apresentou as ações desenvolvidas localmente.

“Foi uma visita muito produtiva. Eles ficaram muito felizes com o que encontraram aqui, tanto em termos de estrutura quanto nos processos já estabelecidos de atenção à mulher, ao aleitamento e à saúde da criança. Conversamos bastante sobre o processo para que o hospital possa trilhar o caminho rumo ao selo Hospital Amigo da Criança”, destacou Adriane.

Durante a passagem pela unidade, os técnicos percorreram os setores de maternidade, banco de leite humano e UTI neonatal, com o objetivo de identificar boas práticas e também pontos que possam ser aprimorados. Segundo a gerente, o foco foi compreender como a unidade está estruturada no acolhimento ao parto, no cuidado com o recém-nascido e na promoção do aleitamento materno.

Além da avaliação técnica, o encontro serviu como um momento de alinhamento com as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde, que tem como meta a alimentação adequada e saudável desde os primeiros dias de vida. Também foram debatidas estratégias que compõem o eixo de promoção, proteção e apoio à amamentação, como o programa Amamenta e Alimenta Brasil, o Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, o Método Canguru, entre outros. “Receber profissionais tão qualificados e referências técnicas em suas áreas nos fortalece. Eles nos embasam e amparam para seguirmos com mais segurança no desenvolvimento do nosso banco de leite, e em todo o cuidado materno-infantil”, comentou Adriane.

A visita também abriu caminho para que o Hospital São Lucas avance na conquista do selo Hospital Amigo da Criança, uma certificação do Ministério da Saúde que reconhece unidades comprometidas com a promoção do aleitamento materno e com o parto humanizado. Segundo Adriane, a equipe discutiu os critérios necessários, etapas do processo e o envolvimento multiprofissional necessário para tornar esse projeto realidade. “Receber a equipe da EPAMACS aqui no Hospital São Lucas foi um momento muito importante para todos nós. Essa troca de experiências, aliada à escuta qualificada que tivemos durante a visita, fortalece nosso compromisso com a promoção da saúde materno-infantil e com o aperfeiçoamento contínuo dos nossos serviços. Estamos em um processo constante de evolução, e o apoio técnico recebido nos permite avançar com mais segurança e embasamento”, assinalou Gabriela Refatti, diretora executiva do HSL.