O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), referente à terceira quadrissemana de abril de 2025, registrou um aumento de 0,47%. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice acumula uma alta de 4,44%.
Desempenho dos Grupos de Despesa
Nesta apuração, quatro das oito classes de despesa que compõem o índice apresentaram redução em suas taxas de variação, refletindo uma desaceleração nos preços de alguns setores. A principal contribuição para o resultado do IPC-S veio do grupo Alimentação, cuja taxa de variação passou de 0,99%, registrada na segunda quadrissemana de abril de 2025, para 0,78% na terceira quadrissemana do mesmo mês.
Setores com Redução nas Taxas de Variação
Além de Alimentação, outros três grupos registraram decréscimo nas suas taxas de variação. O grupo Transportes, que passou de 0,32% para 0,18%, e o grupo Habitação, com uma redução de 0,46% para 0,36%, também apresentaram desaceleração. O grupo Comunicação, por sua vez, teve uma variação que caiu de 0,31% para 0,28%.
Setores com Aumento nas Taxas de Variação
Por outro lado, alguns grupos apresentaram aceleração nos preços. O grupo Saúde e Cuidados Pessoais teve um aumento significativo, passando de 0,85% para 1,19%. As Despesas Diversas também registraram um avanço de 0,44% para 0,61%. O grupo Vestuário viu sua variação passar de 0,25% para 0,40%, enquanto o grupo Educação, Leitura e Recreação, embora tenha permanecido com uma variação negativa, reduziu a queda de -0,60% para -0,53%.
Este desempenho nos diferentes grupos de despesa reflete as flutuações na dinâmica de preços de produtos e serviços essenciais para os consumidores, com destaque para a contribuição do setor de Alimentação para a moderação da inflação no período.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio