O município de Alegrete (RS) é oficialmente considerado a Capital Nacional da Linguiça Tradicional Campeira. A Lei 15.128, de 2025, que concede o título ao município, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (29).
A norma tem origem no PL 2.314/2023, apresentado na Câmara pelo deputado Afonso Motta (PDT-RS). O parlamentar ressalta que a proposta busca garantir a proteção de um importante conhecimento tradicional e do modo de fazer associados à identidade cultural do município.
Alegrete se destaca pelo culto às tradições rio-grandenses, evidenciando uma identidade regional fortemente valorizada. O município também é reconhecido pela gastronomia campeira e, especialmente, pela produção artesanal da linguiça tradicional in natura, popularmente chamada de linguiça campeira.
No Senado, o projeto tramitou em caráter terminativo na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), na qual recebeu parecer favorável do senador Weverton (PDT-MA). Ele considera a iniciativa um importante incentivo ao desenvolvimento e à agregação de valor à produção local.
“O reconhecimento nacional tem o potencial de conferir ainda mais dinamismo à atividade das pequenas agroindústrias que se dedicam à produção de linguiça de qualidade no município”, destacou o senador.
Camily Oliveira, sob supervisão de Patrícia Oliveira.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado