Michelly Alencar cobra melhorias na saúde bucal nas unidades básicas

0
23
24/04/2025
Michelly Alencar cobra melhorias na saúde bucal nas unidades básicas

Débora Inácio – assessoria Vereadora Michelly Alencar&nbsp

Diante da ausência de um serviço de qualidade na saúde bucal de Cuiabá — o que compromete o atendimento às demandas da população — a vereadora Michelly Alencar, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, trouxe o tema ao debate legislativo.&nbsp
Durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (23), ela reforçou que os serviços odontológicos são essenciais e que a precariedade na estrutura causa sérios prejuízos, principalmente às pessoas em situação de vulnerabilidade.
A audiência foi proposta por Michelly em conjunto com a vereadora e primeira-dama, Samantha Iris.
A principal queixa debatida diz respeito à precariedade estrutural do setor, causada pela ausência de atendimento da empresa contratada para instalação de cadeiras odontológicas e manutenção dos compressores, que estava há quatro meses sem prestar os serviços.
“Não entendíamos por que isso estava acontecendo. Hoje, com as informações apresentadas pela superintendente, tivemos clareza: as empresas ficaram sem receber durante a gestão de Emanuel Pinheiro”, afirmou Michelly.
A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Sampaio, informou que o contrato de manutenção das cadeiras odontológicas já foi assinado. Ela também destacou a importância de ações preventivas nas escolas, com foco em educação e promoção da saúde bucal.
Já a diretora de Saúde Bucal do município, Cristhiane Almeida Leite, informou que 87 unidades estão em funcionamento, mas todas necessitam de reformas urgentes.
Durante a audiência, ela apresentou o planejamento estratégico para o setor. O relatório técnico revela que mais de 50% das unidades odontológicas de Cuiabá apresentam infiltrações, rachaduras e estruturas comprometidas. Além disso, há uma dívida de R$ 1.326.755,45 deixada pela gestão anterior.
O prefeito Abilio Brunini participou da audiência e anunciou a criação de uma secretaria adjunta exclusiva para a saúde bucal, reafirmando o compromisso da gestão com a reestruturação do atendimento odontológico. Entre as ações já executadas estão o pagamento de dívidas, instalação de novas cadeiras, aquisição de equipamentos e credenciamento de laboratório de prótese dentária.
“Estamos remodelando a saúde bucal de Cuiabá. Já temos um planejamento estratégico e estamos avançando com ações concretas”, destacou o prefeito.
Encaminhamentos
A audiência foi encerrada com o compromisso da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde de manter o diálogo aberto com o Legislativo e a sociedade, garantindo mais transparência, investimentos e dignidade no atendimento odontológico em Cuiabá.
A vereadora Michelly Alencar destacou a participação do prefeito Abilio Brunini na audiência, bem como da secretária de Saúde e da equipe técnica, que trouxeram informações relevantes sobre o setor. Ela reforçou a importância do encontro, realizado após cinco anos sem a presença de um gestor municipal no Legislativo para tratar da pauta.
“A população não quer mais escutar apenas os problemas. Queremos esclarecimentos, com transparência, e, acima de tudo, buscamos soluções em benefício da sociedade”, finalizou Michelly.
Participaram da audiência a vereadora e primeira-dama Samantha Iris a diretora de Saúde Bucal, Cristhiane Almeida Leite o promotor de Justiça Milton Mattos a secretária de Saúde, Lúcia Helena Sampaio representantes do Conselho Regional de Odontologia (CRO) além de outros vereadores e parlamentares da Casa.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT