O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) deu um importante passo na inclusão social e profissional de seus assistidos ao encaminhá-los, nesta sexta-feira (11), para participarem da 6ª edição da Feira da Empregabilidade. O evento é promovido pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), em parceria com a Faculdade Anhanguera, com o apoio da Prefeitura de Rondonópolis e diversas empresas e instituições. A feira acontece das 7h às 17h30, na Faculdade Anhanguera, localizada na Avenida Ary Coelho.
A iniciativa tem como objetivo aproximar empregadores e candidatos, criando oportunidades de contratação. Durante o evento, os participantes podem entregar currículos, participar de entrevistas e, em alguns casos, sair do local já empregados. A Autarquia Municipal do Transporte Coletivo (AMTC) está disponibilizando transporte gratuito para quem deseja participar da feira.
O Centro Pop mobilizou seus esforços para garantir que os assistidos tivessem toda a estrutura necessária para aproveitar a oportunidade: desde a organização de documentos até o transporte até o local do evento.
“Hoje estamos tendo a oportunidade de trazer nossos assistidos para participar da feira, graças a essa parceria com a ACIR. Muitos já estão com a documentação em dia e só precisavam de uma chance como essa para recomeçar”, destacou Naidellany Cristina Domingues de Oliveira Silva, coordenadora do Centro Pop.
A coordenadora também enfatizou o empenho dos participantes. “Eles vieram com muita ansiedade, estavam contando os dias, se organizando, conferindo documentos, muitos têm vontade de trabalhar, só estavam à espera de uma porta se abrir. E hoje essa porta se abriu.”
De acordo com Robson Neves, gerente administrativo da ACIR, a feira conta com mais de 35 empresas oferecendo cerca de 600 vagas de emprego em diferentes setores. “Estamos oferecendo oportunidades para todos os perfis: jovens aprendizes, pessoas com deficiência, pessoas acima dos 50 anos. Também temos estrutura para confeccionar currículos e fazer cópias. Queremos garantir que todos tenham a chance de visitar os stands e participar dos processos seletivos”, afirmou.
Entre os assistidos do Centro Pop, alguns já garantiram uma vaga de emprego, como Edson Vera da Silva, contratado por um frigorífico da cidade. “Estou muito feliz com essa vaga. Agradeço à Prefeitura, ao Centro Pop e à ACIR por essa oportunidade. Não quero mais estar na rua, quero um emprego digno”, disse.