Museu de História Natural abre exposição com peças arqueológicas de Cuiabá para celebrar aniversário da cidade

0
28

O Museu de História Natural de Mato Grosso abre nesta terça-feira (8.4), às 14h, a exposição “Fragmentos da História de Cuiabá: A arte da Faianças Arqueológicas”, em comemoração ao aniversário da capital mato-grossense.

Aberta para visitação até 30 de abril, a mostra do equipamento cultural da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) reúne valiosas peças coletadas durante escavações arqueológicas realizadas na região. As faianças são cerâmicas que datam de períodos significativos da ocupação humana na área, oferecendo um vislumbre das práticas, costumes e estilos de vida dos antepassados.

De acordo com Suzana Hirooka, presidente do Instituto Ecoss que faz a gestão compartilhada do Museu, a exposição revela o legado cultural e histórico que moldou a identidade da cidade ao longo dos séculos.

“Esta exposição é um convite a todos para mergulhar na rica história de Cuiabá. Os visitantes irão apreciar a complexidade dessas peças, que são testemunhas silenciosas da interação entre diferentes culturas e da evolução da sociedade cuiabana”, explica Suzana.

Com entrada gratuita, a cerimônia de abertura oficial da exposição é aberta ao público e contará com a presença de autoridades locais, historiadores e representantes da comunidade.

Após a solenidade, haverá outras atividades gratuitas, como oficinas, mostra de cinema, palco livre, apresentação de maracatu e outros. Confira a programação no aniversário de Cuiabá:

14h: Abertura da Exposição Fragmentos da História de Cuiabá

15h: Oficina mediação de leitura: Contos Cuiabanos

18h30: Mostra Cinema/ Oficina de Zine

19h: Intervenção Poética

20h: Apresentação do Grupo de Maracatu Buriti Nagô

O Museu de História Natural de Mato Grosso

Localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), em Cuiabá, o espaço é aberto ao público de quarta a domingo, das 8h às 18h. Aos domingos e feriados a entrada é gratuita e nos demais dias custa R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia).

Fonte: Governo MT – MT