A 32ª edição da Operação Lei Seca, realizada na madrugada deste sábado (26.4), em Cuiabá, resultou na prisão de 13 condutores embriagados. As abordagens ocorreram na Avenida Isaac Póvoas, área central da capital mato-grossense.
Além das prisões por embriaguez, uma pessoa foi detida por desacato, e outra teve sua penalidade agravada por não possuir licença para assumir a direção veicular.
Ao todo, foram realizados 129 testes de alcoolemia e 127 veículos fiscalizados, sendo que 48 autuados e 39 removidos, sendo 33 carros e 6 motocicletas.
Foram 73 autos de infração de trânsito confeccionados, sendo que 28 foram contra condutores flagrados sob efeito de álcool, 13 pela recusa ao teste de alcoolemia, seis por não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 18 por conduzir veículo não licenciado e oito por infrações diversas.
Nos casos de prisões por embriaguez, além da autuação criminal com exigência do pagamento de fiança para responder pelo crime em liberdade, a multa inicial para quem dirigir embriagado é de R$ 2,9 mil e pode chegar a R$ 5,8 mil em caso de reincidência.
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nas ações, são empregadas equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran) da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Corpo de Bombeiros (CBM), Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.
Fonte: Governo MT – MT