O senador Paulo Paim (PT-RS), em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (3), criticou o “tarifaço” de 10% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Para o senador, a medida atinge diretamente as exportações do país e exige uma reação firme do Brasil, com base no diálogo e na diplomacia.
— Essa medida, sem dúvida, terá um impacto significativo sobre o nosso setor exportador, podendo resultar em cortes de empregos, redução de renda e aumento da inflação. E, como sempre, os mais pobres são os que serão afetados — afirmou.
Paim destacou que o Congresso Nacional reagiu com rapidez ao aprovar por unanimidade o PL 2.088/2023, projeto de lei que permite ao Brasil adotar contramedidas sempre que seus produtos forem alvo de barreiras comerciais no exterior. Ele disse que o projeto representa uma resposta firme e equilibrada para proteger a economia nacional.
— Faço um apelo para que todos nós mantenhamos uma posição firme, para que o Brasil continue, com clareza, fazendo o bom debate, o bom diálogo, defendendo os interesses do povo brasileiro. Precisamos fortalecer nossas relações com outros parceiros comerciais, diversificar mercados e adotar medidas que protejam nossos trabalhadores, nossos empreendedores, nossa economia — declarou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado