Policiais militares que participaram do salvamento e resgate de uma recém-nascida e de uma criança de um ano e quatro meses, ocorridos na semana passada, em Cuiabá, foram homenageados pelo deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), nesta quarta-feira (16).
O parlamentar entregou aos policiais moções de aplausos e uma medalha, em reconhecimento aos trabalhos desempenhados por eles em cada uma das situações. No dia 11 de abril, Ricardo Augusto de Oliveira Cruz e Ivan Barbosa dos Santos Carvalho, cabos do 3º Batalhão da Polícia Militar, faziam patrulhamento pelo bairro CPA 4, quando foram abordados por populares que relataram terem ouvido o choro de um bebê.
Ao se deslocarem até o local indicado pelos moradores, os policiais encontraram uma criança dentro de uma sacola. “Localizamos a sacola e, ao abrirmos, vimos que tinha uma criança enrolada em um pano. Então, nós fizemos todo o atendimento, chamamos o SAMU e o conselho tutelar, e encaminhamos a criança para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Era uma menina e a pediatra que a atendeu informou que ela tinha de dois a três dias de vida”, relatou Carvalho.
Em 15 anos de atuação na PM, essa foi a primeira vez que ele se deparou com esse tipo de situação. “A gente sai para a rua para combater o crime, mas essa foi uma situação que jamais eu poderia imaginar. Então, foi um misto de emoções. Quando eu peguei a criança…a gente treme…é complicado. Agradeço ao deputado Elizeu por essa homenagem. É muito gratificante receber esse reconhecimento perante à sociedade”, disse.
No mesmo dia, o soldado do Batalhão de Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam), Benedito Patrício da Silva Júnior, também se deparou com uma situação diferente das que costuma atender no seu dia a dia. Ele estava de férias, mas foi procurado pelos vizinhos para socorrer uma criança de um ano e quatro meses que havia engasgado.
“Eu estava retornando para a minha residência quando avistei os meus vizinhos com os braços abertos, desesperados, trazendo a criança e falando que ela estava engasgada. Imediatamente, fiz uma manobra para tentar fazê-la desengasgar. Ela estava em uma situação bem ruim e começou a entrar em convulsão. Consegui desobstruir as vias e depois a levei em meu carro particular até o posto de saúde, onde ela recebeu atendimento”, narrou.
Apesar da peculiaridade da circunstância, ele contou que essa “foi a terceira vez que Deus o colocou no lugar certo e na hora certa”. “Quando nos vemos diante de casos como esse, sentimos um misto de emoções. Agradeço muito a Deus por ter tido a oportunidade de ajudar pessoas e continuo me preparando cada dia mais para poder atender à população com o que precisar”, declarou.
O deputado Elizeu Nascimento parabenizou os policiais pelos atendimentos e destacou a relevância e a complexidade de suas ações. Por esse motivo, além de homenageá-los com as honrarias, o parlamentar pediu que a Polícia Militar conceda a eles promoção por atos de bravura.
“Hoje estamos aqui em nosso gabinete, honrosamente, recebendo esses três bravos heróis da Polícia Militar de Mato Grosso, que estiveram em ocorrências de grande complexidade. São justas homenagens que estão sendo concedidas a eles, porque são ocorrências de salvamento envolvendo crianças, e é de suma importância darmos todo reconhecimento. Eu sou policial militar e sei como muitas vezes temos que atender algumas situações que até mesmo fogem das nossas funções, mas nós fazemos de tudo para salvar vidas. Espero que as autoridades olhem com mais carinho em relação a essas ocorrências envolvendo atos de bravura”, ressaltou.
Fonte: ALMT – MT