Queda contínua no preço do arroz em casca
Os preços do arroz em casca seguem em trajetória de queda, marcando a 11ª semana consecutiva de recuo, embora com intensidade menor na última semana, conforme dados do Centro de Pesquisas Econômicas (Cepea). Entre os dias 11 e 17 de abril, o preço médio ponderado no Rio Grande do Sul, representado pelo Indicador CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos inteiros e pagamento à vista), registrou uma queda de 0,26%, fechando a R$ 76,04 por saca de 50 kg na quinta-feira, 17.
Fatores que influenciam a queda nos preços
As cotações do arroz continuam em declínio desde o início de fevereiro, e a média parcial de abril é a mais baixa desde outubro de 2022. Segundo os pesquisadores do Cepea, a redução da liquidez no mercado de arroz foi impactada pelo feriado prolongado da Semana Santa, que fez com que muitos produtores direcionassem sua atenção para as atividades de campo, principalmente para a reta final da colheita. No entanto, as chuvas nos estados do Sul prejudicaram o avanço da colheita, afetando ainda mais a dinâmica do mercado.
Desinteresse de atacadistas e varejistas
Além disso, o Centro de Pesquisas aponta que o desinteresse por parte de atacadistas e varejistas, que não demonstraram um apetite significativo de compra, tem influenciado a baixa no preço. Apesar de uma demanda sinalizada por unidades de beneficiamento, as negociações nos engenhos não foram suficientes para reverter o quadro de queda nos preços.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio