Levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indica comportamentos distintos para os mercados de feijão preto e feijão carioca na última semana. Enquanto os preços do feijão preto seguem em queda, impulsionados pelo aumento da oferta e pela entrada da nova safra, o feijão carioca apresenta certa estabilidade, sustentado pela limitação na oferta de lotes de qualidade.
As maiores retrações nas cotações do feijão preto foram observadas em importantes regiões produtoras do Paraná e de São Paulo, segundo apontam os dados do Cepea. A elevação da disponibilidade do grão no mercado tem pressionado as negociações, favorecendo o recuo nos preços.
Em contrapartida, o cenário para o feijão carioca é de firmeza nas ofertas por parte dos produtores. A baixa disponibilidade de grãos com padrão de qualidade tem gerado maior concorrência entre os compradores, o que colabora para a sustentação dos preços.
O Cepea destaca que essa movimentação oposta entre as duas variedades evidencia a influência direta da oferta e da qualidade do produto sobre o comportamento do mercado.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio