sexta-feira, 4 abril 2025
Início Cidades Sorriso Prédio próprio para o Renascer deve ser entregue ano que vem

Prédio próprio para o Renascer deve ser entregue ano que vem

0
19
Texto: Nádia Mastella Fotos: Semcid
Obra, que estava paralisada, representa investimento superior a R$ 2,5 milhões

Foi efetivamente retomada, em fevereiro, a obra para edificação da sede própria do Centro de Reabilitação Renascer. No findar de 2023, a Prefeitura de Sorriso emitiu a ordem de serviço para que a empresa Vetor Engenharia e Construção, selecionada por meio da Tomada de Preços 008/2023, iniciasse empreitada.

Em 2024, questões técnicas e orçamentárias também dificultaram a retomada do empreendimento, que representará um investimento de R$ 2.584.794,90. A estrutura está sendo erguida em um terreno na Avenida Brasil, esquina com a Rua São Borja, bem próximo do Inematt e do Hospital 13 de Maio.

“A partir de agora, a expectativa é que a obra seja entregue no primeiro trimestre do ano que vem”, estima o secretário da Cidade, Jan Assad Lahham.

O prédio terá uma área construída de 795,32 m², divididos em salas de avaliação, consultórios e salas para a equipe multidisciplinar que atende no Renascer, como enfermeira, técnica de enfermagem, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

Depois que saiu do prédio anexo à Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, em 2020, a unidade passou a atender em prédio alugado, que sofreu um incêndio em agosto daquele ano. Temporariamente, o serviço de reabilitação foi ofertado na estrutura que hoje abriga o PSF Santa Clara, e, em maio de 2022, o Renascer passou a funcionar em um prédio também locado, na Avenida Tancredo Neves.

Ainda em março de 2022, chegou a ser emitida uma ordem de serviço para erguer o prédio para abrigar o Centro de Reabilitação, no entanto, devido a dificuldades na condução da obra, o contrato com a empresa licitada foi rescindido em março de 2023.

Como em todo e qualquer atendimento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a porta de entrada para o Renascer é sempre o Programa de Saúde da Família (PSF). A partir do atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) é que o paciente recebe as orientações médicas, faz os exames necessários e é encaminhado para acompanhamento e novos atendimentos, de acordo com a avaliação do médico responsável.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT