Nesta segunda-feira (07), apicultores de Lucas do Rio Verde receberam alimentadores fornecidos pela Prefeitura. Os equipamentos têm como objetivo garantir a nutrição das abelhas durante o período de baixa florada, quando há pouca disponibilidade de plantas para alimentação e polinização.
Ao todo, 200 equipamentos foram entregues, beneficiando 20 produtores que atuam em 27 unidades de produção no município. Os alimentadores foram adquiridos com recursos próprios do Executivo Municipal e fazem parte de uma ação voltada ao fortalecimento da apicultura local.
“São aproximadamente 200 alimentadores e a função deles é contribuir com a manutenção das caixas de abelhas, nos períodos do ano com menor florada. O produtor pode colocar xarope ou até mesmo mel como fonte de alimentação, garantindo o sustento das colmeias”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.
O produtor Nelson Kafir, que vive há 24 anos em Lucas do Rio Verde e trabalha com apicultura desde os 15 anos, comemorou a entrega dos equipamentos. “Desde que comecei nunca faltou mel. Esse incentivo da Prefeitura é muito bom, ótimo para nós que vivemos da apicultura”, afirmou.
A iniciativa conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, que oferece suporte técnico aos apicultores. “Esses alimentadores vêm ajudar a manter os enxames em desenvolvimento. Devido à quantidade excessiva de chuvas ou períodos de seca, onde não há florada, esses alimentadores vão permitir que os enxames mantenham o crescimento constante até que venha uma florada significativa para a produção de mel”, explica o técnico credenciado do Senar, Sidney Miranda.
A distribuição dos alimentadores seguirá critérios de produtividade e necessidade dos produtores.
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Paulleti)