Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Prefeitura homenageia Cuiabá com hino tocado com viola de cocho; assista

Rennan Oliveira

Merecidamente, a calorosa capital mato-grossense recebeu uma homenagem com a execução do Hino de Cuiabá, rememorado ao som das violas de cocho — outro símbolo marcante da cultura local. O tributo, na forma de um duo atual e em vídeo, foi realizado pelos professores da Escola Municipal de Música de Cuiabá, Fernando Reis e Eduardo Madá, com direção de fotografia e edição de Rafael Laureano Leme, cinegrafista da Secretaria Municipal de Comunicação. A produção atende a uma solicitação do prefeito Abilio Brunini. A proposta é celebrar os 306 anos da Capital com uma apresentação que une melodia e belos cenários, disponível ao público para apreciação.

Cuiabá tem inspiração de sobra. Quando o coração está aberto, a mente sente e viaja por lugares únicos e encantadores da cidade — muitos deles possíveis de serem contemplados enquanto o Hino de Cuiabá ressoa ao som da viola-de-cocho e do dedilhar preciso dos músicos.

Não é por acaso que a obra contou com dois professores. E, nesse espírito de lembranças e afagos de saudade, unindo poesia e instrumento, eles conseguiram traduzir o que a grande Cuiabá diria se pudesse falar: “Ei, filhos da terra, e tantos que aqui chegaram. Eu, Cidade Calorosa, continuo a te abraçar. Rasgam-me por dentro e por fora, mas continuo a mesma a te amar”, diria o coração da cidade.

Para o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, trata-se, sem dúvidas, de um registro importante para a história de Cuiabá. “Há cerca de 20 anos, participei da gravação musical do Hino de Cuiabá, com o renomado Abel Di Anjos na viola-de-cocho e a voz gloriosa de Vera Capilé. À época, já foi um marco. Agora, com este vídeo instrumental, mais uma vez, será um ganho para nós e para as futuras gerações”, frisou.

O vídeo foi gravado pela Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Estúdio Showcuia Produções.

ASSISTA

ASSISTA

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Sair da versão mobile