A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, em parceria com os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos da Pessoa Idosa, lança a campanha Imposto Solidário 2025 – Sua Destinação Cria Oportunidades.
A iniciativa busca incentivar os contribuintes a direcionarem parte do Imposto de Renda para projetos sociais que beneficiam crianças, adolescentes e idosos no município. Dessa forma, o imposto que seria recolhido pela União permanece no município e fortalece ações voltadas ao bem-estar e ao desenvolvimento da comunidade.
Para participar da campanha, o contribuinte precisa comunicar ao seu contador, antes de enviar a declaração de imposto de renda à Receita Federal, que deseja destinar parte do imposto aos fundos municipais. Essa escolha não gera nenhum custo extra, permitindo que você contribua de forma simples e sem impacto no seu orçamento.
O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2025 começou em 17 de março e segue até 30 de maio.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Jaqueline Carlos, falou sobre a importância da destinação e o como sua aplicação beneficiará projetos sociais.
“Acredito que juntos podemos promover mudanças significativas, oferecendo mais dignidade e oportunidade para aqueles que mais precisam. Com esses recursos, conseguiremos financiar projetos essenciais que fazem a diferença para nossa gente. Peço a todos que se engajem nessa causa.”
O contador do município, Jean dos Santos Nascimento destacou a facilidade de realizar a destinação, explicando que basta informar a intenção no programa de Imposto de Renda para ajudar a fomentar os projetos sociais locais.
“O Imposto de Renda está diretamente ligado a setores importantes que impactam a vida de todos. O contribuinte pode apoiar projetos sociais do nosso município, de forma gratuita, destinando parte do seu imposto a fundos sociais.”
Jean ainda destacou que “essa destinação não gera custo ao contribuinte, pois é feita com parte do imposto já devido na declaração de ajuste anual, apenas comunique seu contador.”
Nelson Subtil de Oliveira Júnior, contador há 20 anos em Diamantino, destacou o papel dos contadores no processo da realização da declaração.
“A doação do imposto de renda para o Fundo da Criança e do Adolescente é permitida desde 1997 e a partir de 2019, também passou a ser autorizada para o Fundo do Idoso. Para realizar a doação, o profissional pode seguir o modelo da doação completa, acompanhando o passo a passo.”
Os dados bancários para quem deseja contribuir são.
Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI)
Banco: Banco do Brasil
Agência: 0787-0
Conta Corrente: 31.243-6
CNPJ: 31.947.152/0001-20
Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA)
Banco: Banco do Brasil
Conta Corrente: 29.675-9
Agência: 0787-0
CNPJ: 27.971.093/0001-58
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT