sexta-feira, 25 abril 2025
Início Cidades Sorriso Prevenção de quedas em idosos é tema de palestra no CCPI

Prevenção de quedas em idosos é tema de palestra no CCPI

0
21
Texto: Janaína Oliveira Fotos: Ney Pinheiro

Visando orientar os idosos sobre os principais fatores de risco relacionados a quedas, bem como incentivar práticas de autocuidado e fortalecimento físico. Na manhã desta quinta-feira (24), o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) recebeu a equipe da Comissão de Integração de Serviço e Saúde (CIES), em uma dinâmica sobre prevenção de quedas em idosos. O evento foi conduzido pela fisioterapeuta Carla Di Domenico, que juntamente com os profissionais da Academia da Saúde e equipe eMulti, realizou um levantamento detalhado do Índice de Vulnerabilidade dos Idosos.

A iniciativa busca mapear as condições de saúde da população idosa, identificando possíveis fragilidades que exigem atenção especial, ensinar medidas preventivas para manter a saúde e a mobilidade, além de conscientizar sobre os riscos de quedas, principal causa de acidentes nessa faixa etária. Além das orientações e atividades interativas de grupo, a ação contou com serviços como avaliações básicas de saúde, como aferição de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), importantes indicadores de saúde na terceira idade e incluiu dinâmicas de interação em grupo.

“Quedas podem ter consequências graves para os idosos. Trabalhar a prevenção com orientações práticas e exercícios que podem ser incorporados no dia a dia faz toda a diferença, promovendo mais segurança, autonomia e qualidade de vida para os idosos”, explicou a fisioterapeuta Carla Di Domenico.

A avaliação de vulnerabilidade em idosos é realizada para identificar riscos à saúde, por meio de questionário aplicado que avaliam diversos aspectos, como mobilidade, cognição e perda de massa muscular, associada à sarcopenia, condição comum em idosos que pode comprometer significativamente a qualidade de vida. “Entre os procedimentos realizados, estão testes motores como a caminhada de quatro metros e a dinamometria de preensão palmar, que mede a força das mãos. Se a força estiver muito abaixo da média, é um indicativo importante de perda muscular”, explicou o educador físico da Academia da Saúde, João Ricardo.

A coordenadora do CCPI, Silvana Bezerra, ressalta que a iniciativa contribui muito no desenvolvimento psicomotor dos idosos. “O CCPI conta diariamente com uma equipe multidisciplinar durante as atividades, e estas avaliações permitem um diagnóstico mais preciso para a formulação de cuidado mais personalizado para cada um deles”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT