Putin diz que cessar-fogo de Páscoa acabou e que Rússia está “positiva” em relação a propostas de paz

0
24
Ramil Sitdikov/Sputnik/Pool via Reuters

MOSCOU (Reuters) – Os combates na Ucrânia foram retomados após o cessar-fogo da Páscoa, disse o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda-feira, acrescentando que Moscou estava aberta a qualquer iniciativa de paz e esperava uma atitude semelhante de Kiev.

Tanto a Ucrânia quanto a Rússia se acusaram mutuamente de milhares de ataques e de violar o cessar-fogo unilateral do Kremlin durante as celebrações da Páscoa.

“Sempre temos uma atitude positiva em relação a uma trégua, e é por isso que apresentamos essa iniciativa, especialmente porque estamos falando sobre os dias brilhantes da Páscoa”, disse Putin, a um repórter da TV estatal Pavel Zarubin.

“Sempre falamos sobre isso, que temos uma atitude positiva em relação a qualquer iniciativa de paz. Esperamos que os representantes do regime de Kiev tenham a mesma opinião”, acrescentou.

Washington disse que aceitaria uma extensão da trégua, e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy reiterou várias vezes a disposição da Ucrânia de concordar com uma pausa nos ataques à infraestrutura civil por 30 dias na guerra.

Putin disse que a Rússia precisa estudar cuidadosamente essa e outras propostas.

(Reportagem da Reuters)