“A autonomia te define”. É para falar dessa pauta que a chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres do Ministério das Mulheres, Luzinete Carvalho, e a coordenadora técnica da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Ministério das Mulheres, Eclesina Alaba Carvalho de Oliveira, estão em Sorriso. Entre hoje, 29, e amanhã, dia 30, as duas ministram uma capacitação voltada a políticas públicas para mulheres. Nos dois dias de debates, os avanços e marcos legais nacionais e internacionais serão amplamente discutidos.
A gestora da Secretaria da Família e da Mulher de Sorriso (Semfa), Mara Fernandes, destaca que a Semfa entrou em contato com o Ministério das Mulheres justamente para debater o gerenciamento de processos e o atendimento e acolhimento à mulher vítima de violência. A intenção é aprimorar o atendimento e acolhimento visando não vitimar novamente a mulher toda vez que ela procurar por ajuda.
“Precisamos lembrar que essa mulher está em situação de vulnerabilidade e, cada vez que ela busca ajuda precisa contar novamente, ficando exposta e revivendo essa dor; nossa busca é por ajustarmos os processos para que a vítima relate somente uma vez a situação dolorosa que vivenciou”, frisa a secretária.
“Agradecemos o acolhimento por parte do Ministério e a vinda da Eclesina e da Lu para nos auxiliar e orientar na organização dos fluxos dentro da Semfa”, acrescenta Mara.
Para a chefe de gabinete, Luzinete Carvalho, a violência contra mulheres é preocupação constante. “Não dá para normatizar o nível de violência que estamos vivendo”, pontua. “A iniciativa do Município em debater o assunto, criar a Secretaria da Mulher, é de fundamental importância; é um desafio em todas as esferas”, acredita a profissional.
Luzinete destaca ainda que muitas mulheres sofrem violência e acabam perdoando por ser refém da situação. “Muitas não tem independência financeira ou acolhimento da família e elas acabam perdoando; convivendo com esse agressor que em muitos casos está em casa usando a tornozeleira”, diz. Segundo Luzinete, o Ministério vem para mostrar que há possibilidades e uma rede de apoio para facilitar a saída dessa situação; afinal, não basta denunciar, é preciso criar mecanismos de apoio que auxiliem a vítima a reconstruir a vida.
Também presente no evento o delegado Bruno França pontuou a importância da discussão. Bruno lembrou o trabalho realizado pela colega, a delegada Jéssica Assis, frente à Delegacia da Mulher. “Em breve teremos outra colega, delegada, para compor o quadro”, detalha.
A capacitação em Sorriso reúne as equipes da Semfa, Assistência Social (Semas), Conselho da Mulher e toda a Rede Unificada de Proteção a Mulher, Idoso, Criança e Adolescente de Sorriso. O encontro é no Auditório do Centro Municipal de Formação para os Profissionais da Educação de Sorriso (Cemfor).
Vale sempre lembrar que a Rede Unificada de Proteção é um espaço para articular e implementar medidas que garantam a segurança da população mais vulnerável, fortalecendo as políticas públicas de assistência em Sorriso.
Confira a programação completa:
29/04/2025
Matutino até às 11h
- Introdução às Políticas para Mulheres
- História e avanços dos direitos das mulheres.
- Marcos legais nacionais e internacionais.
- Estruturas institucionais para a política de gênero no Brasil.
Vespertino – 14h às 17h
- Gênero e Interseccionalidade
- Conceitos de gênero, diversidade e Interseccionalidade.
- Análise de desigualdades estruturais e seus impactos.
- Políticas públicas inclusivas.
- Formulação de Políticas Públicas
- Ciclo de políticas públicas: elaboração, implementação e avaliação.
- Instrumentos de planejamento e gestão.
- Participação social na construção de políticas.
30/04/2025
Matutino – 8h às 11h
- Orçamento e Financiamento
- Planejamento orçamentário sensível ao gênero.
- Captação de recursos e parcerias.
- Transparência e prestação de contas.
- Estudos de caso de boas práticas.
Vespertino – 14h às 17h
- Liderança e Comunicação
- Estratégias de comunicação institucional e política.
- Trabalho em rede.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT