A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) firmaram parceria para a 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras, que reconhece municípios com iniciativas importantes no campo da inovação e sustentáveis no serviço público.
Segundo o acordo, o TCE-MT atuará como um dos parceiros técnicos da premiação realizada pela Seciteci, que também conta com apoio do Parque Tecnológico Mato Grosso e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
A parceria foi oficializada na quarta-feira (2.4) pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, e o conselheiro-presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo.
“Nós já fizemos a primeira edição e agora pedimos ajuda do Tribunal de Contas para acompanhar a gente e fazer parte desse prêmio apoiando no monitoramento da gestão de cidades. Queremos descobrir o perfil de cada município e valorizar suas vocações”, afirma o secretário Allan.
O secretário foi ao TCE acompanhado do secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Rodrigo Zanin, e da superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Cláudia Rosa.
Segundo o conselheiro Sérgio Ricardo, o TCE e a Seciteci se uniram na missão de contribuir para o desenvolvimento do Estado. “Vamos incentivar a construção de cidades inovadoras e eficientes, que oferecem serviços de qualidade e melhoram a vida das pessoas. Essa é a forma mais concreta de combater desigualdades regionais: preparar, qualificar e apoiar os municípios para que todos avancem juntos”.
A 1ª edição do Cidades Inovadoras, lançada em 2023, reconheceu 12 municípios com iniciativas importantes no campo da inovação. Os vencedores foram: Nortelândia, Campinápolis, Água Boa, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis e Sinop.
Representantes dos 12 municípios receberam, ao longo de um ano, formação em inovação e serviço público, transformação digital e conectividade, espaços públicos e sustentabilidade, contratação e segurança jurídica, e planejamento estratégico. Eles também viajaram a Curitiba para participar de eventos sobre os temas e foram acompanhados por técnicos da Seciteci.
As normas para a 2ª edição serão anunciadas entre os dias 3 e 5 de junho no Seminário Cidades Inovadoras, Inteligentes e Sustentáveis.
*Sob supervisão de Téo Meneses.
Fonte: Governo MT – MT