Secom-MT apresenta inovação em contratos de mídia em reunião de secretários

0
28
Case de Mato Grosso foi apresentado pela secretária adjunta de Publicidade, Gabriela Clemente, e pela gestora de mídia, Tássia Nagazawa Crédito - Hiane Braun

A Secretaria de Comunicação de Mato Grosso apresentou, nesta quinta-feira (3.4), o método desenvolvido pela Pasta para otimizar o processo de contratação de mídia no Estado, durante o 7° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, no Ceará.

“Criamos internamente esse método para que a aplicação dos recursos públicos seja eficiente, atendendo uma das recomendações do governador Mauro Mendes de que a comunicação pública precisa chegar até o cidadão. No mundo atual, não há como aceitar que não existam critérios objetivos e claros no investimento de comunicação”, afirmou a secretária de Comunicação, Laice Souza.

Secretária de Comunicação de Mato Grosso, Laice Souza | Foto: Hiane Braun

O Data Mídia Secom-MT foi implantado em 2023 com o objetivo de aprimorar a aplicação dos recursos públicos de comunicação e atender às recomendações do Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público, podendo ser utilizado por outros órgãos públicos.

“Em 2022, tornamos todos os processos digitais na Secom, esse foi o início do método. Com ele conseguimos entender como é nosso mercado e, assim, otimizar a contratação das mídias para alcançar todo o Estado proporcionalmente”, pontuou a secretária adjunta de Publicidade, Gabriela Clemente.

A segunda fase do método será a implantação eletrônica, que está sendo preparada para funcionar em 2026.

“É uma fórmula em que levamos em conta diversos fatores, como população dos municípios, acessos e alcance dos veículos”, explicou a gestora de mídia, Tássia Nagazawa.

O secretário de Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, contou que no Estado já existe uma forma de otimização dos investimentos no setor, “mas em Mato Grosso está muito mais avançado e queremos estudar esse método para aprimorar o que estamos fazendo”.

“Também queremos absorver esse conhecimento de Mato Grosso e trocar experiências para melhorar a forma que os investimentos são aplicados em Minas Gerais”, disse a secretária-executiva de Comunicação de Minas Gerais, Bárbara Botega.

Nesta quinta-feira, a programação do Fórum incluiu palestras sobre publicidade governamental e estratégias de tempo real no âmbito digital. Para sexta-feira (4), a programação trará de temas sobre as plataformas Netflix e LinkedIn, além da palestra com o ministro Sidônio Palmeira. O Fórum se encerra com a assinatura de carta-compromisso dos participantes.

Conselho Nacional

O Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação foi criado em 2023 como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas de Comunicação dos Estados e do Distrito Federal.

O Fórum é o órgão máximo do CNSecom, com poderes deliberativos e normativos. É integrado pelos secretários e dirigentes de órgãos correlatos das unidades da federação, norteados pela defesa da democracia e das liberdades de expressão e de imprensa.

Fonte: Governo MT – MT