Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
Servidores do TCE contribuem para abastecimento de banco de sangue. |
Os servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) contribuíram, nos dias 23 e 24 de abril, com o abastecimento do estoque de bolsas de sangue do MT-Hemocentro, o único banco de sangue público de Mato Grosso.
Em uma parceria entre a Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), e o MT-Hemocentro, a ação mobilizou servidores e colaboradores que tiraram um tempinho da rotina de trabalho para doar sangue no ônibus do MT-Hemocentro, que ficou estacionado na entrada principal do Tribunal nos dois dias, das 8h30 às 15h30.
De acordo com a servidora do NQVT, Luciana Salem, os estoques de sangue do MT-Hemocentro estão muito baixos devido ao aumento das arboviroses no estado, como dengue, zika e chikugunya, o que torna a campanha ainda mais importante. “A quantidade de doadores nessa campanha está um pouco melhor, estamos felizes com essa adesão, principalmente dos jovens aqui do Tribunal, que comparecem com muita gerenosidade”, afirma Luciana.
Uma dessas jovens altruístas é a servidora terceirizada Bruna Sanches da Rosa, que doou sangue pela primeira vez aos 20 anos e ficou muito feliz com o gesto. “Eu tenho muita empatia, gosto muito de ajudar as pessoas em qualquer oportunidade que eu tenho e eu só não tinha tido uma oportunidade ainda de doar sangue. Quando ela surgiu, com o Hemocentro aqui no Tribunal, facilitou muito”, destaca.
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
Essa foi a primeira campanha de doação de sangue de 2025. |
Outro doador foi o servidor da Presidência Vinicius de Brito e Freitas, que já doou outra vez e fez questão de colaborar novamente. “Quando as pessoas têm amor no coração, vale a pena doar, amor verdadeiro só Deus que tem e é ele que vai salvar as pessoas. Quem doa pode ser contemplado um dia. Esse tipo de aliança vale a pena porque quando as pessoas se aliam, podem ajudar o próximo”, reflete Vinicius.
Como doar?
Quem quiser doar sangue e perdeu a ação no TCE pode procurar o MT-Hemocentro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, ou agendar a doação pelo número (65) 3623-0044. A unidade de saúde está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, Cuiabá.
A próxima ação no Tribunal de Contas está prevista para o mês de agosto. Vale lembrar que homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres, podem doar três vezes por ano, com um espaço de quatro meses.
Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue, que pode salvar até quatro vidas, além do plasma, que é utilizado para produzir medicamentos que tratam doenças hematológicas.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Fonte: TCE MT – MT