Setasc capacita profissionais do Programa Criança Feliz em 13 municípios de MT

0
12
Junior Silgueiro

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) capacitou, nesta segunda-feira (31.3), profissionais do Programa Criança Feliz de 13 municípios mato-grossenses. O treinamento, baseado no Guia para Visita Domiciliar, visa aprimorar o atendimento e fortalecer o acompanhamento familiar.

A capacitação abordou temas como desenvolvimento infantil, a metodologia do Programa Criança Feliz, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a identificação de situações de vulnerabilidade social.

Foto: Junior Silgueiro

A coordenadora de Gestão de Programas e Projetos Assistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Marielza Gonçalves, explicou que o treinamento visa orientar os profissionais sobre a metodologia das visitas domiciliares.

“A capacitação prepara os profissionais para as visitas domiciliares do Programa Criança Feliz, ensinando a metodologia, a integração com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros serviços. O objetivo é fortalecer os vínculos e o desenvolvimento infantil por meio de atividades de estímulo entre a criança e seu cuidador”, disse Marielza.

Ela destacou ainda o cumprimento da Portaria nº 664, que determina a capacitação prévia de todos os profissionais para garantir um atendimento qualificado às famílias.

A coordenadora do Cras de Vila Rica, Maria Abadia da Silva, considerou a capacitação “uma parceria e uma oportunidade únicas, oferecidas pelo Estado. Cada vez mais municípios estão aderindo ao programa, fortalecendo as ações voltadas para a infância. É uma parceria de aprendizagem muito importante, ofertada pelo Estado”, afirmou, ressaltando a importância da iniciativa para o município.

A servidora de Nossa Senhora do Livramento, Aparecida Sebastiana de Almeida, destacou o impacto positivo da capacitação em seu trabalho: “É um aprendizado enriquecedor que vamos compartilhar com todos, fortalecendo o núcleo como um todo”, ressaltou ela.

CRIANÇA FELIZ

O Programa Criança Feliz, criado pelo Governo Federal (Decretos nº 8.869/2016 e nº 9.579/2018), promove o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, considerando suas famílias e seus contextos. A iniciativa utiliza uma abordagem abrangente para garantir o bem-estar infantil.

Para alcançar seu objetivo, o Criança Feliz integra políticas públicas de assistência social, educação, cultura, saúde e direitos humanos, coordenadas pela Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, do Ministério da Cidadania. A atuação intersetorial visa um impacto mais completo e significativo na vida das crianças.

Fonte: Governo MT – MT