A coordenadora da Base Descentralizada do SAMU de Sorriso, enf.ª Marisa Antunes Lauermann, participou de uma capacitação voltada à Regulação Médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Realizada nesta quinta e sexta-feira (03 e 04), em Cuiabá, a programação contou com a participação de gestores, médicos reguladores e especialistas em saúde pública, visando discutir a elaboração de um Manual de Normas e Procedimentos das Centrais de Mato Grosso.
A iniciativa busca uniformizar protocolos, qualificar a tomada de decisão em situações críticas e garantir maior eficiência no direcionamento de recursos móveis, como ambulâncias e equipes de socorro. O documento padronizará as diretrizes técnicas e operacionais para aprimorar o atendimento de urgência e emergência das unidades do Estado, desde fluxos operacionais até inovações tecnológicas aplicáveis ao serviço. A expectativa é que o manual seja implementado ainda no primeiro semestre de 2025.
O manual padronizado servirá como referência para os profissionais de todas as centrais, responsáveis por priorizar e coordenar o atendimento às ocorrências de saúde de maior gravidade. “Essa capacitação é fundamental para alinharmos as práticas em todas as unidades do estado. A padronização reflete diretamente na agilidade e na qualidade do atendimento à população”, destacou a coordenadora do Samu, Marisa Antunes Lauermann.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), atua em situações de risco iminente à vida, como acidentes, infartos e AVCs, por meio de Centrais de Regulação que acionam as equipes móveis conforme a gravidade de cada caso. A implantação de um manual padrão, fortalecerá a rede de urgência e emergência de todo o Mato Grosso.
A representante de Sorriso, aproveitou para visitar o Complexo Regulador Estadual, onde foi recebida pela coordenadora Danielle Luiza de Amorim Coutinho Mattos e apresentada a rotina e o funcionamento da Base da Regulação Médica de Cuiabá.
“Tivemos a oportunidade de conhecer uma das 13 bases do Samu, composta por motolâncias e Suportes Básico e Avançado de Vida, além de um momento para troca de experiências que possam fortalecer as nossas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, finalizou.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT