O processo de certificação nacional é formado por cinco tipos de provas que variam entre testes de obediência e simulados práticos até a localização de restos mortais de eventuais vítimas.

O certificado atesta que o animal tem as qualidades necessárias para atuar em ocorrências envolvendo pessoas perdidas em matas e florestas; soterradas após desabamentos ou em deslizamentos de terra oriundos de desastres naturais ou antrópicos, provocados pelo homem.

Durante a solenidade de entrega de certificações, que aconteceu nesta sexta-feira (25), no auditório da Cooperativa Sicredi, em Sorriso, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, o coronel da reserva da PM Adriano Denardi, reiterou o apoio do Município junto ao governo do Estado nas ações integradas de segurança pública. “Segurança pública está entre nossas prioridades, e a conclusão do curso de certificação de cães é reflexo desse trabalho que engloba todas as instituições da área da segurança”, disse.

Para o gestor da pasta de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Clóvis Picolo Filho, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso é uma referência quando o assunto é busca e resgate de vítimas de tragédias. É claro que os entes públicos trabalham para evitar que os incidentes ocorram. Por outro lado, também precisamos estar preparados para lidar com catástrofes dessa natureza”, complementa o gestor.

Segundo o comandante do Comando Regional 3 (CR3), coronel BM Fernando Duarte Santana, os seguidos investimentos em capacitação tornaram Mato Grosso o estado com maior número de cães certificados do país. “Também somos referência no que tange as ações de preservação ambiental e combate de incêndios florestais. Isso sempre com apoio de parcerias essenciais que beneficiam a população como um todo”, pontuou.

“Para nós é um orgulho sediar e integrar um evento como esse que contou com a organização e participação de bombeiros sorrisenses; diariamente nossos profissionais buscam atualizações para prestar o melhor serviço possível à nossa população; os cães treinados em Sorriso já participaram de buscas em tragédias nacionais, é claro que não queremos realizar esse tipo de atuação, mas precisamos estar preparados, treinados, caso ocorra a necessidade de atuação”, frisa o comandante do 5.º Batalhão de Bombeiro Militar, sediado em Sorriso, major BM Leandro Cuiabano Kunze.

Essa já é a segunda vez que Sorriso sedia um evento de Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento – etapa Centro-Oeste; a primeira vez foi em 2024. Neste ano atuaram como árbitros do evento o tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes; o cabo BM Bruno Ferreira Lima e o soldado BM Henrique Schmidt Gattermann.

Receberam as certificações os seguintes binômios:

3º sargento BM Fernando Gomes de Almeida e a cadela Meg;

Cabo BM Dhiuli Facundo Sanchez e a cadela Delta;

Cabo BM Raphel Barbosa da Silva e a cadela Nalah;

Cabo BM Renan Aparecido Cordeiro e o cão Xerife;

Soldado Francisco Jorge Santos do Nascimento e a cadela Bella;

Soldado Leonardo Pereto Franco de Oliveira e a cadela Gaia.

O cabo Renan e o cão Xerife e o soldado Leonardo que atua com as cadelas Gaia e Diana são do Paraná, os demais binômios são mato-grossenses.

Ainda participaram do evento os binômios formados pelo soldado BM Thiago Silva Carvalho com a cadela Sky; soldado BM Marcos Rogerio Gomes dos Santos e o cão Scott; soldado BM Ricardo Carvalho da Silva; soldado BM Diego Lima Ciquini e o cão Rukia; soldado Leonardo Pereto Franco de Oliveira e a cadela Diana e o técnico de enfermagem Erik Barboza e o cão Ralph.

Para a realização do evento, uma grande equipe formada pelo major BM Leandro Cuiabano Kunze, o tenente BM Thiago Soares Reis; o 3º sargento BM Teotônio José da Silva Neto, a 3º sargento BM Daiane da Rocha Ribeiro; o cabo BM Dhiuli Facundo Sanchez, a soldado BM Katia Cordeiro; o soldado BM Diogo dos Santos Aguiar, o soldado BM Jonatas de Santa Souza, esteve por trás de cada detalhe.