
O Presidente dos EUA Donald Trump e o chefe de Estado ucraniano Volodymyr Zelenskyy reuniram-se este sábado antes do funeral do Papa Francisco no Vaticano.
O diretor de comunicação da Casa Branca, Steven Cheung, confirmou a reunião e disse que os dois homens “encontraram-se em privado e tiveram uma discussão muito produtiva”. E acrescentou: “Seguir-se-ão mais pormenores sobre a reunião”.
Entretanto, em fotografias divulgadas pela Administração Presidencial da Ucrânia, os dois líderes podem ser vistos no interior da Basílica de São Pedro, sentados frente a frente enquanto conversam olhos nos olhos.
O encontro direto e improvisado na basílica e a linguagem corporal dos dois líderes contrastam fortemente com os comentários públicos dos últimos dias.
Este foi o primeiro encontro entre os dois líderes desde o encontro tenso na Casa Branca, em fevereiro.
Pouco depois de chegar a Roma, na sexta-feira, Trump disse nas redes sociais que a Ucrânia e a Rússia deviam reunir-se para “conversações de alto nível” sobre o fim da guerra de Moscovo, que já vai no seu quarto ano. Dias antes, o presidente norte-americano tinha lançado farpas ao homólogo ucraniano, acusando-o de atrasar o processo de paz e dizendo que a anexação da Crimeia pela Rússia deveria ser reconhecida.
O enviado de Trump, Steve Witkoff, reuniu-se com o Presidente russo, Vladimir Putin, na sexta-feira, e o Presidente dos EUA disse que ambas as partes estavam “muito perto de um acordo”.
Fonte: EuroNews