Turismo rural: uma excelente opção de lazer para o feriado

0
26
Turismo rural ganha força em Minas Gerais durante o feriado prolongado

Com a aproximação dos feriados da Semana Santa e do dia 21 de abril, muitos turistas buscam alternativas para aproveitar o descanso de forma diferente. Em Minas Gerais, o turismo rural tem se consolidado como uma excelente opção, com diversas propriedades no interior do estado oferecendo experiências autênticas e de contato com a natureza. O catálogo “Ruralidade Viva”, disponível no site da Emater-MG, é uma das fontes para quem deseja explorar essas opções, apresentando 137 propriedades que recebem visitantes e promovem roteiros turísticos no campo.

A publicação digital, acessível no portal da Emater-MG (clique aqui), reúne informações detalhadas sobre propriedades rurais que oferecem desde degustações de queijos artesanais, doces e cafés, até a oportunidade de conhecer o processo de produção de cachaças e outros produtos típicos. Thatiana Garcia, coordenadora estadual de Turismo e Artesanato da Emater-MG, destaca que o turismo rural tem conquistado tanto os mineiros, que buscam mais contato com a natureza, quanto turistas de outros estados, atraídos pela hospitalidade característica do estado.

Novas experiências: ampliando o turismo em Minas Gerais

Segundo Thatiana Garcia, muitos turistas que já visitam as tradicionais cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto e Diamantina, estão aproveitando a oportunidade para explorar o turismo rural nas redondezas. “Além dos pontos turísticos históricos, esses turistas estão se interessando também pelos produtos locais. A experiência pode incluir visitas a queijarias ou fábricas de cachaça, agregando vivências autênticas no meio rural”, explica a coordenadora.

Exemplos de experiências rurais: apicultura e contato com a natureza

Renata Falcão, apicultora e proprietária da Bee Nectar, é um exemplo de produtora que tem investido no turismo rural. Ela e o marido, Sérgio Pereira, recebem visitantes em sua propriedade, localizada em Lima Duarte, na Zona da Mata, proporcionando um contato direto com o fascinante mundo das abelhas. “Iniciamos com produtos de mel e derivados em 2019 e, ao longo do tempo, desenvolvemos cosméticos, velas e bebidas. Decidimos também oferecer hospedagem, para que os visitantes possam vivenciar de perto o trabalho na reserva ecológica, e compreender a importância das abelhas para a vida no planeta”, relata Renata sobre sua trajetória no setor.

Variedade de opções para todos os gostos

A propriedade de Renata é uma das diversas opções listadas no catálogo “Ruralidade Viva”. Além de informações sobre os passeios e experiências rurais, o catálogo traz dados detalhados sobre as propriedades, incluindo fotos, contatos dos produtores e links para suas redes sociais, além de uma breve descrição do que o visitante pode esperar. As experiências variam entre hospedagens, trilhas em cachoeiras, visitas a agroindústrias de produtos tradicionais e até mesmo vivências com criadores de animais.

Contudo, é importante destacar que as visitas precisam ser agendadas previamente, já que os produtores mantêm rotinas de trabalho rural e necessitam de organização para receber o público. Thatiana Garcia alerta para essa necessidade de planejamento, garantindo uma experiência mais tranquila e organizada para todos os envolvidos.

O projeto Ruralidade Viva e a expansão do turismo rural

O “Ruralidade Viva” é uma iniciativa da Emater-MG em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Turismo, Cultura e Agricultura, contando ainda com o apoio de Circuitos Turísticos e agências de viagens. O objetivo do projeto é, anualmente, atualizar o catálogo, com a adesão de novas propriedades rurais que desejem participar. Entre abril e junho, os produtores interessados em se cadastrar podem procurar os escritórios regionais da Emater-MG para obter mais informações e fazer sua inscrição.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio