Entre os dias 25 e 29 de março, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Estratégias de Saúde da Família de Diamantino (ESFs), promoveu diversas atividades em alusão à campanha Março Lilás, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção ao câncer de colo de útero.
As ações realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), aconteceram em horário especial, no contraturno, das 17h às 21h e no sábado das 07h às 15h, para garantir maior acesso e comodidade à população. Foram realizados atendimentos médicos, coleta de preventivo, palestras e práticas integrativas como a ventosa terapia.
As atividades aconteceram nas UBS do Pé Branco, Central, Bom Jesus, Buriti, Alvorada, Bairro da Ponte, ESF 04 e Deciolândia e contaram com mais de 150 atendimentos realizados.
A iniciativa busca sensibilizar mulheres sobre a importância de realizar o exame preventivo regularmente, uma prática que pode salvar vidas ao detectar precocemente alterações celulares no colo do útero, aumentando as chances de tratamento e cura.
A enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Buriti, Luana Karen, falou da campanha e da necessidade de realizar os exames preventivos.
“É fundamental que todas as mulheres, a partir de 25 anos, realizem o exame preventivo, mesmo que não apresentem sintomas. Sabemos que muitas mulheres, especialmente as trabalhadoras, enfrentam dificuldades para conseguir atender às suas necessidades de saúde por conta da rotina de trabalho. Pensando nisso, as Unidades de saúde ofereceram esses atendimentos estendidos para facilitar a realização dos exames. ”
A enfermeira unidade do bairro Jardim Alvorada, Sebastiana da Cunha falou das ações realizadas e da participação da comunidade.
“Foi um momento muito importante, tivemos a participação de 28 mulheres que participaram conosco dos atendimentos ofertados e das palestras. Foi uma oportunidade de reforçar que a saúde da mulher deve ser cuidada, e que o exame preventivo pode salvar vidas”.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT