Um novo esquema de viagens chamado Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS – European Travel Information and Authorisation System) está programado para ser implementado em todo o continente em maio de 2025. Projetado para fornecer uma experiência de viagem mais simplificada, substituindo o carimbo manual do passaporte pelo registro digital, o ETIAS também está sendo implementado como uma medida para identificar segurança, migração irregular ou altos riscos epidêmicos representados por visitantes isentos de visto que viajam para os países dentro do espaço Schengen. A Comissão Europeia alertou os viajantes sobre a necessidade de solicitar o ETIAS com bastante antecedência.
Portanto, se você está planejando férias na Europa em 2025, aqui está o que você precisa saber.
A partir de maio de 2025, a Comissão Europeia em Bruxelas lançará um sistema eletrônico de autorização de viagem para visitantes de países que atualmente não fazem parte da União Europeia (UE).
Como isso é chamado?
Esse novo arranjo é conhecido como ETIAS, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (European Travel Information and Authorisation System).
Como funcionará o ETIAS?
O ETIAS verificará as credenciais de segurança e cobrará uma taxa dos viajantes que visitam os países membros da UE para fins comerciais, turísticos, médicos ou de trânsito.
Quanto custará o ETIAS?
A taxa de inscrição no ETIAS está atualmente fixada em € 7 para candidatos com idade entre 18 e 70 anos. Viajantes menores de 18 anos ou maiores de 70 anos estarão isentos do pagamento da taxa.
Processo de candidatura
As inscrições serão processadas online e preenchidas com cartão de débito ou crédito. A autorização de viagem do ETIAS será válida por três anos ou até que o documento de viagem que você usou em sua inscrição expire, o que ocorrer primeiro.
Não reembolsável
Caso sua inscrição no ETIAS seja negada, a taxa não será reembolsada.
Duração da estadia
Com uma autorização de viagem ETIAS válida, os viajantes poderão entrar no território dos países europeus quantas vezes quiserem para estadias de curta duração – normalmente por até 90 dias em qualquer período de 180 dias.
Quem precisa do ETIAS?
Portadores de passaportes de 59 dos 62 países que atualmente viajam sem visto precisarão de uma autorização ETIAS para viajar para a Europa, inclusive o Brasil. As nações isentas são Grã-Bretanha, Japão e Estados Unidos.
Países com ETIAS
Os países da UE que vão exigir autorização de viagem serão aqueles que atualmente são estados do espaço Schengen (indicados no mapa em azul escuro). Essas nações incluem a recém-aderida Croácia, que é erroneamente indicada no mapa em azul claro. Os futuros países membros do espaço Schengen, Bulgária, Romênia e Chipre (indicados em azul claro), devem implementar o ETIAS.
Países membros da EFTA
Os países membros da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) – Noruega, Islândia, Liechtenstein e Suíça – também exigirão que os viajantes tenham uma autorização da União Europeia.
Atendendo aos critérios de entrada
No entanto, o ETIAS não garante a entrada. Ao chegar, você ainda será solicitado pelo controle de fronteira a apresentar seu passaporte e quaisquer outros documentos de viagem para verificar se você atende a todas as condições de entrada.
Viajando com o ETIAS
O ETIAS não é um visto e é mais precisamente referido como uma isenção de visto. De acordo com o sistema, esses visitantes passarão por verificações de segurança adicionais antes de serem autorizados a entrar na União Europeia.
Por que o ETIAS está sendo implementado?
O ETIAS foi projetado para identificar segurança, migração irregular ou altos riscos epidêmicos representados por visitantes isentos de visto que viajam para países do espaço Schengen.
Quem não precisa de uma autorização de viagem ETIAS?
A Comissão Europeia elaborou uma lista das pessoas que estão isentas do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem.
Quem está isento do ETIAS?
Aqueles que não são obrigados a solicitar autorização incluem cidadãos de países europeus que exigem o ETIAS.
Viagens sem obstáculos entre os países do ETIAS
Além disso, os cidadãos do Reino Unido e suas famílias podem residir no território do país anfitrião da UE e viajar para outros países europeus que exigem o ETIAS, desde que possuam documentos que comprovem seu status.
Outras isenções
Cidadãos da Irlanda, Andorra, San Marino, Mônaco e da Cidade do Vaticano, os chamados microestados europeus com fronteiras abertas, também estão isentos do ETIAS.
Fonte:StarInsider