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VLI obtém aval para exportar milho à China pelo Porto de Tubarão, no Espírito Santo

VLI conquista habilitação para exportar milho à China

A VLI, empresa especializada em soluções logísticas que atua com ferrovias, portos e terminais, recebeu autorização oficial para realizar exportações de milho com destino à China por meio do Terminal de Produtos Diversos (TPD), localizado no Porto de Tubarão, no Espírito Santo.

Essa habilitação abre caminho para que os clientes da companhia atendidos pelo Corredor Leste — que conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário capixaba — tenham acesso direto ao maior mercado comprador da commodity agrícola no mundo. Esse fluxo logístico é viabilizado por meio da Ferrovia Centro-Atlântica, sob controle da VLI, e da Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde a empresa opera com direito de passagem.

Processo de certificação e requisitos técnicos

Para garantir a habilitação, o TPD passou por um criterioso processo de cadastramento junto ao Sistema de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura (Sipeagro/Mapa). A aprovação envolveu o registro do terminal como armazém portuário para exportação de milho à China, além da apresentação de documentos técnicos, como o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e o sistema de controle de micotoxinas e resíduos de agrotóxicos nos grãos.

A VLI também implementou adequações operacionais e promoveu treinamentos específicos para os colaboradores do terminal, assegurando o alinhamento com os padrões exigidos pelas autoridades chinesas.

“A qualidade dos grãos exportados é uma premissa fundamental para a VLI. Desde o recebimento até o embarque, todos os parâmetros são rigorosamente monitorados conforme exigências dos órgãos fiscalizadores e dos contratos internacionais”, ressaltou o diretor de Operações do Corredor Leste da VLI, Daniel Schaffazick.

Operações da VLI no Espírito Santo

Além do milho, a VLI já opera fluxos de exportação e importação de grãos, farelos, fertilizantes, celulose e produtos da indústria siderúrgica no Espírito Santo. Anualmente, a companhia movimenta cerca de 16,7 milhões de toneladas por ferrovia e 16,2 milhões de toneladas nos portos capixabas, consolidando o estado como uma das principais rotas logísticas do país.

Crescimento da demanda chinesa por milho brasileiro

A busca da China por milho brasileiro ganhou força a partir de 2022, em razão da guerra na Ucrânia, que comprometeu o abastecimento de grãos no Leste Europeu. Com isso, os chineses ampliaram seus contratos com fornecedores brasileiros e, desde 2023, passaram a adotar protocolos sanitários mais rígidos, com exigências específicas sobre sementes e pragas comuns no Brasil.

Expectativa pela renovação da concessão da FCA

Paralelamente à habilitação para exportação pelo Espírito Santo, a VLI aguarda a definição dos termos para a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O plano proposto pela companhia prevê um investimento total de quase R$ 30 bilhões, dos quais aproximadamente R$ 10 bilhões serão destinados à modernização da infraestrutura ferroviária e à melhoria da mobilidade urbana.

Cerca de 65% desse valor deverá ser aplicado nos primeiros 15 anos após a assinatura do novo contrato, contemplando ativos já existentes ou novos projetos logísticos. A renovação da concessão poderá representar um importante avanço na integração do interior do Brasil aos portos do Espírito Santo, por meio do Corredor Leste da VLI.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

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