Wilson Santos apoia o projeto “Despertar para o Autismo” que beneficia milhares de pessoas

0
19
Foto: Samantha dos Anjos

Foto: Samantha dos Anjos

No mês de alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) destaca o projeto “Despertar para o Autismo”, que conta com o seu apoio e é desenvolvido desde 2022. A ação que realiza importantes palestras, oficinas criativas, workshops e rodas de conversas sobre o tema, já atendeu mais de mil pessoas envolvendo famílias, crianças com autismo, profissionais das áreas da educação e saúde, entre outros diferentes públicos em debater sobre o assunto.

“Existem autistas com uma inteligência muito acima da média. Tivemos gênios da humanidade, músicos, pintores, atletas, médicos e políticos que eram autistas. A exemplo do médico rondonopolitano, Enã Rezende, e o estudante Larrone que conheci e estuda Engenharia de Transportes. E muitas vezes, não foram incluídos no campo social. O autismo tem tratamento e terapias, que amenizam a situação para dar melhor qualidade de vida e bem-estar para o cidadão. Ninguém é igual a ninguém e precisamos respeitar. Continuaremos lutando para garantir a inclusão social e a proteção dos direitos dos autistas”, comentou o parlamentar que já destinou o total de R$ 200 mil em emendas para executar o projeto com as comunidades locais.

Juliana Fortes, presidente do Instituto Psicossocial Renascer do Autismo (IPRA), diz que só tem que agradecer ao deputado por ser sensível à causa do autismo. “Eu consigo falar do Wilson Santos que, realmente, na Casa de Leis, levanta a bandeira do autismo. Em 2018, cheguei na Assembleia Legislativa para pedir socorro por mais políticas públicas de inclusão efetiva e afetiva para os autistas. Meu filho foi diagnosticado em 2015, mas antes foram noites em claro buscando atendimento e pronto-atendimento, porque meu filho não dormia. Hoje, tenho força para disseminar informações para ajudar outras famílias e tenho esse apoio do deputado”, disse.

O projeto “Despertar para o Autismo” já foi realizado em vários bairros de Cuiabá, com objetivo de compreender a rotina do dia-a-dia de famílias, cuidadores ou responsáveis por crianças autistas. A finalidade da iniciativa é proporcionar debates sobre o tema, com trocas de experiências e entender melhor sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA). Os participantes e interessados não têm nenhum custo, pois a ação é totalmente gratuita, e recebem material informativo sobre o tema.

Fonte: ALMT – MT