A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, foi homenageada por sua destacada trajetória no Judiciário e pela contribuição à Justiça Eleitoral brasileira. A homenagem ocorreu em São Paulo no momento em que a desembargadora concluiu seu mandato como secretária da Comissão Executiva do Coptrel, função que exerceu com dedicação e excelência desde novembro de 2023.
A cerimônia de reconhecimento foi conduzida pelo presidente do TRE-SP e do Coptrel, desembargador Silmar Fernandes, que exaltou o comprometimento e a liderança da presidente do TRE-MT. “Com sua sabedoria, compromisso com a justiça e coragem em suas decisões, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro tem sido uma referência para todos nós. Sua atuação exemplar contribui de forma significativa para um sistema jurídico mais justo e eficiente, além de inspirar colegas e profissionais do Direito”, afirmou.
“Assumir a Secretaria do Coptrel foi uma honra e, acima de tudo, uma grande responsabilidade. Tivemos um ano produtivo, em que o colegiado avançou em temas cruciais para a Justiça Eleitoral, como a modernização legislativa, o uso ético da inteligência artificial, o combate à desinformação e a inclusão do eleitor. Deixo a secretaria do Coptrel e me aproxima da minha aposentadoria, aos 75 anos, com um sentimento que ainda tinha muito o que contribuir, e é isso que farei, mesmo não mais estando atuando diretamente como desembargadora”, afirmou a presidente do TRE-MT. “Tenha certeza que vou continuar trabalhando”.
A desembargadora Maria Aparecida Ribeiro foi aclamada secretária do Coptrel durante a 83ª reunião do colegiado, realizada em Recife (PE), sucedendo o desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, presidente do TRE-ES. Desde então, conduziu os trabalhos com foco na organização, continuidade e efetivação das pautas institucionais, assegurando que os debates travados no colegiado fossem registrados, documentados e transformados em ações concretas em prol da Justiça Eleitoral e da sociedade.
Durante seu mandato, a presidente do TRE-MT participou ativamente de discussões nacionais que visam preparar a Justiça Eleitoral para os desafios das próximas eleições, incluindo a necessidade de decisões mais rápidas diante da velocidade das redes sociais e a busca por regras claras sobre o uso de novas tecnologias no processo eleitoral.
Fundado em 1995, o Coptrel é composto pelos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país e atua como espaço de cooperação, troca de experiências e formulação de soluções para aprimorar a prestação jurisdicional e fortalecer a democracia brasileira.
Jornalista: Daniel Dino
#DescriçãodaImagem: A fotografia mostra a presidente de pé ao lao de mais três mulheres em frente ao painel da Coptrel.
Fonte: TRE – MT